A Campanha da Fraternidade de 2022 começou no dia 2 de março, na Quarta-Feira de Cinzas. O lema deste ano é “Fala com sabedoria, ensina com amor” (cf. Pr 31, 26), plenamente alinhado à missão da RDNSD de evangelizar em defesa da vida da juventude crucificada, carente da Educação Integral e de Evangelização.
A missão da CF 2022 é promover o diálogo sobre a realidade educativa no Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário. Além disso, tem como propósito refletir sobre o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo, com a colaboração das instituições de ensino; incentivar propostas educativas que, enraizadas no Evangelho, promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a Casa Comum.
Assim sendo, “a Campanha da Fraternidade de 2022 nos recorda que educar não é um ato isolado. É encontro no qual todos são educadores e educandos. É tarefa da própria pessoa, da família, da escola, da Igreja e de toda a sociedade. Afinal, como nos ensina o conhecido provérbio de origem africana, ‘é preciso uma aldeia para se educar uma criança”. (Apresentação – Texto Base CF 2022).
A realidade da educação interpela e exige profunda conversão de todos. Verdadeira mudança de mentalidade, reorientação da vida, revisão das atitudes e busca de um caminho que promova o desenvolvimento pessoal integral, a formação para a vida fraterna e a cidadania.
O objetivo da CF de 2022 é refletir sobre a realidade da educação em diversos âmbitos, iluminá-la com a Palavra de Deus, encontrando e redescobrindo meios eficazes que favoreçam processos mais adequados e criativos a fim de que ninguém seja excluído de um caminho educativo integral que humanize, promova a vida e estabeleça relações de proximidade, justiça e paz.
Desta forma, as ações serão impulsionadas pelo Pacto Educativo Global, pois é importante ir além e estabelecer na práxis a promoção dialógica educativa a partir de uma vivência participativa e consciente do ato de educar.
Invocamos a intercessão de Nossa Senhora das Dores, a grande Educadora, para que, unidos a ela em espírito de comunhão, evangelizemos com ardor missionário, gerando verdadeiras comunidades educativas em pastoral.