A vida não é tempo que passa, mas tempo de encontro. (AL.66).

O Dia dos Avós é uma tradição de origem cristã católica, porém, especialmente este ano, o Papa Francisco anunciou que o Dia Mundial dos Idosos e o Dia Mundial dos Avós seria celebrado no 4º domingo de julho, junto com a criação da Jornada Mundial dos Avós e dos Idosos.

Em sua primeira edição, com o tema: I DIA MUNDIAL DOS AVÓS E DOS IDOSOS: “EU ESTOU CONTIGO TODOS OS DIAS” (cf. Mt28,20), a Jornada foi criada para “oficializar” as comemorações aos idosos, pois, em muitos países de maioria católica, como o Brasil, o Dia dos Avós já é tradicionalmente comemorado.

Comissões da CNBB preparam celebração do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos - CNBB

Portanto, “Eu estou contigo todos os dias” é também uma promessa de proximidade e de esperança de que “jovens e idosos possam entender-se mutuamente”, tendo como finalidade de expressar a proximidade do Senhor e da Igreja na vida de cada idoso, especialmente neste momento difícil de pandemia.

Papa Francisco explica que o objetivo é homenagear as pessoas “cujas sábias palavras e pensamentos” têm muito a oferecer às gerações mais novas. “Os avós muitas vezes são esquecidos e nós nos esquecemos de quão rico é preservar nossas raízes e passá-las adiante”.

O testemunho, o vínculo e a proximidade fortalecem a esperança! “É importante que os avós se encontrem com os netos e que os netos se encontrem com os avós. (…) Os avós terão enormes sonhos e esperanças para com seus netos e os jovens tirarão forças de seus avós para prosperar”, finalizou o Papa Francisco.

Neste sentido, Papa Francisco convida a todos a refletirem em família sobre a vocação do protagonismo da pessoa idosa e a missão evangelizadora.

E sugere três pilares sobre os quais sustentar esta nova construção: os sonhos, a memória e a oração”. E explica: “A proximidade do Senhor dará – mesmo aos mais frágeis de nós – a força para empreender um novo caminho pelas estradas do sonho, da memória e da oração”.

Papa Francisco convida a todos os idosos a continuarem a SONHAR! É necessário continuar a sonhar: “nos nossos sonhos de justiça, de paz, de solidariedade reside a possibilidade de os nossos jovens terem novas visões e, juntos, construirmos o futuro”. Os idosos – acrescentou – serão potencialmente uma riqueza para a própria Igreja, para a Família e para toda a sociedade se souberem viver essa nova abertura de horizontes, na seriedade de um compromisso renovado com os outros e de uma nova missão para um mundo mais humano”.

Portanto, a Pastoral Escolar INSD convida toda a Comunidade Educativa INSD a viver o protagonismo a partir da educação integral, com nosso “jeito único de cuidar e educar”.

É possível vencer o isolamento dos idosos também respeitando rigorosamente as normas de saúde em matéria de Covid-19. A pandemia atingiu particularmente os idosos e debilitou os já fracos vínculos entre as gerações, mas respeitar o distanciamento não significa aceitar um destino de solidão e de abandono.
Você já pensou que “Cada idoso pode ser seu avô?”. Convidamos os jovens e toda a família INSD a fazer um gesto de ternura para com os idosos que se sentem sozinhos.

Queridos, cada um desses idosos é seu avô! Não os deixem sozinhos!

Usem a fantasia do amor, façam chamadas telefônicas, videochamadas, enviem mensagens, os escutem e, sempre que possível, em conformidade com as normas sanitárias, demonstrem o verdadeiro carinho, enviem a eles um abraço.

Eles são suas raízes. Precisamos a cada dia ter um olhar amoroso e terno para com nossos idosos, sobretudo, para com nossos avós. Só assim construiremos com tenacidade uma sociedade diferente, mais acolhedora, mais humana e inclusiva. Contribuindo como fomento de riqueza e sabedoria de uma cultura de valorização e proximidade com nossos idosos, com disposição e amparo afetuoso, empatia e solidário.

“O amor constrói pontes e nós somos feitos para o amor”, acrescenta o Papa Francisco. Somos todos chamados a estar próximos uns dos outros. Em todos os encontros com eles, nunca deixa de convidá-los para cuidar de seus avós e, acima de tudo, ouvi-los. Estabelecer o exercício da beleza deste encontro na relação entre jovens e idosos permite viver a Esperança. Pois, sem este último, os primeiros não podem sonhar!

Que possamos viver a Esperança na partilha do Amor e da Amizade Social.