Já imersos na atmosfera espiritual da Semana Santa, estamos na vigília do Tríduo Pascal. De quinta-feira a domingo, viveremos os dias centrais do Ano litúrgico, celebrando o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. Vivemos este mistério todas as vezes que celebramos a Eucaristia. Quando vamos à missa, não é apenas para rezar, mas para renovar este mistério. “É como se fôssemos ao Calvário para renovar o mistério pascal”, disse Papa Francisco.

Testamento de Amor na Eucaristia

Na noite de Quinta-feira Santa, ao entrarmos no Tríduo Pascal, reviveremos o que aconteceu na Última Ceia. É a noite em que Cristo entregou aos seus discípulos o testamento do seu amor na Eucaristia, não como uma lembrança, mas como um memorial, ou seja, a sua presença perene. Jesus nos ensina o mandamento do Amor!

A Sexta-feira Santa é um dia de penitência, jejum e oração. Neste dia, a Igreja não tem a celebração da eucaristia, mas convida os seus fiéis a olhar, a contemplar o crucificado, Cristo que morreu na Cruz. O Papa Francisco descreveu a Sexta-feira Santa como o momento culminante do amor que abraça a todos sem excluir ninguém: “A morte de Jesus, que na cruz se abandona ao Pai para oferecer salvação ao mundo inteiro, exprime o amor doado até o fim, sem fim”.

As meditações da Via Sacra de 2022, que por ocasião do ano dedicado à família, a qual a Igreja celebra os cinco anos da exortação apostólica Amoris laetitia, foi confiada, pelo Papa Francisco, a preparação dos textos das meditações e orações da Sexta-feira Santa, no Coliseu, a várias famílias ligadas a comunidades e associações católicas de voluntariado e assistência. De acordo com os temas escolhidos, algumas famílias carregarão a cruz entre as estações.

Para o Sábado Santo, o Papa Francisco frisou a vivência do silêncio: “Deve ser um dia de silêncio. Devemos fazer de tudo para que para nós seja um dia de silêncio como foi naquele tempo, o dia do silêncio de Deus.”

A liturgia do Sábado Santo nos fará bem pensar no silêncio de Nossa Senhora, a crente que, em silêncio, esperava pela Ressurreição. Nossa Senhora é o ícone do Sábado Santo. Pensar tanto em como ela viveu aquele dia, esperando… Somos convidados a comtemplar o silêncio de Deus a exemplo de Maria que confiou e aguardou a boa notícia.

A Vigília Pascal conclui o Tríduo, celebramos a vitória de Cristo sobre a morte, a morte foi vencida e todos os cristãos vibram e renovam a sua fé, a Esperança em uma plenitude vívida de realização que Cristo já semeou, plantou na terra e que nos fins dos tempos se realizará plenamente.

Acompanhar esse itinerário da Paixão de Cristo na Semana Santa, em novos tempos, tempos difíceis, é ressignificar a dimensão do mistério da vida.