“Se formos portadores de gratidão, o mundo também se tornará melhor, talvez só um pouco, mas é suficiente para lhe transmitir um pouco de Esperança.  O mundo precisa de Esperança e com a gratidão, com esta atitude de dizer obrigado, transmitimos um pouco de Esperança. Tudo está unido, tudo está interligado, e cada um pode desempenhar a sua parte onde quer que esteja” – Papa Francisco

O caminho para a felicidade é aquele que São Paulo descreveu no final de uma das suas cartas: «Orai sem cessar. Dai graças em todas as circunstâncias, pois a respeito de vós esta é a vontade de Deus, em Jesus Cristo. Não extingais o Espírito!» (1 Ts 5, 17-19). Não extingais o Espírito, bom programa de vida! Não extinguir o Espírito que temos dentro leva-nos à gratidão.

A tradição americana que se expandiu para o Brasil em 1909. Na Catedral de São Patrício, ao final da primeira Missa Pan-Americana, que celebrava o “Dia de Ação de Graças”, o Embaixador brasileiro formulou publicamente o seguinte voto: “Eu quisera que toda a humanidade se unisse, no mesmo dia, para um agradecimento universal a Deus”. 🌎

Finalmente, a Lei nº 5.110, de 22 de setembro de 1966, determina que o “Dia Nacional de Ação de Graças” seja comemorado na 4ª quinta-feira do mês de novembro, sendo o Ministério da Justiça o órgão legalmente incumbido de promover a sua celebração. 🗓️

Ao longo dessa semana, a Pastoral Escolar INSD está realizando uma atividade com toda comunidade Educativa presente na instituição com objetivo de exercitarmos a gratidão no nosso dia a dia.

Oração de Ação de Graças

Senhor Deus,
Obrigado por todas as graças que o Senhor nos concede a cada dia.
Obrigado pela dádiva que é acordar a cada novo dia. Obrigado,
Senhor, por nos mostrar a fé e a preciosidade da vida através do olhar de todos aqueles que amamos.
Obrigado pela natureza que nos nutre e pela luz de cada novo amanhã.
Obrigado pelo alimento que o Senhor coloca em nossa mesa, obrigado por nos dar um teto e um lar seguro para nos abrigarmos, e obrigado pelo nosso trabalho, pela nossa saúde.
Nós somos gratos pela vida de todos os familiares, amigos, por nossa Comunidade Educativa INSD.
Obrigado, Senhor, por ter nos concedido Maria, como nossa mãe, medianeira de todas as graças e que nos acolhe em seu colo maternal.
Obrigado, Deus, por estar sempre presente em nossas vidas, olhando e rogando por nós, nos guiando e nos protegendo.
Obrigado, Senhor, por tudo o que temos, por tudo o que somos. Pois, tudo o que temos e o que seremos serão sempre provenientes do Amor, da
Graça e da Misericórdia de Deus.

Amém!